sábado, 7 de novembro de 2009

Tingir os cabelos pode aumentar a autoconfiança e deixar você mais atraente


Não precisa ser radical e nem inventar de pintar as madeixas com uma cor que não combina com a sua personalidade só porque ela está em alta. E, pior ainda, jamais tome uma decisão tão importante quanto tingir o cabelo logo após terminar com o namorado ou quando estiver passando por uma fase difícil.

Segundo John Miyata, cabeleireiro expert em corte e coloração da Redken, a maioria das mulheres quer mudar a cor dos cabelos quando a algo importante está prestes a acontecer ou quando quer virar uma página da vida.

A grande verdade é que variar o tom das madeixas tem um impacto muito grande. Uma pesquisa do site Daily Makeover realizada com 557 pessoas concluiu que a maior parte delas decide repaginar o visual para aumentar a autoconfiança. Se sentindo mais atraentes, elas mudam a forma de encarar os problemas do dia-a-dia e até a maneira como são vistas no trabalho e pelo sexo oposto.

Mas para fazer com que essa mudança no visual seja positiva, nada melhor do que consultar um especialista antes de se arriscar. Por isso, o R7 conversou com Miyata, que além de ministrar cursos para cabeleireiros, está antenado com as últimas tendências em coloração.

- A principal dica que eu dou é para que as mulheres priorizem a naturalidade e a saúde dos fios. Muita gente coloca diversas químicas no cabelo, fazendo escova progressiva com formol, descolorindo os fios sem respeitar o tempo necessário que ele precisa para se recuperar do ressecamento e, pior ainda, misturando químicas que são imcompatíveis e podem acabar com o aspecto do fio.
Para isso, quando for mudar a cor dos cabelos, seja franca com o profissional e peça um teste em uma mecha com a coloração – ou descoloração - que for passar nos fios. Conte para o cabeleireiro todo o seu histórico capilar e as químicas que já foram feiras e procure hidratar os cabelos em casa uma vez por semana.

De acordo com Miyata, hoje em dia o principal objetivo dos profissionais é tingir ou descolorir o cabelo das mulheres, mas de forma com que fique o mais natural possível.

- Nossa missão é fazer com que o cabelo da cliente pareça virgem e que nunca tenha recebido coloração.

Por isso é importante que você respeite algumas regras. Se você tem a pele escura, evite descolorir demais os fios, pois não existe pele muito morena de cabelos loiros.

- A dica que eu dou para aquelas que querem clarear os fios é descolorir algumas mechinhas finíssimas, pois essa é a técnica que deixa o cabelo com uma cor bem natural. Mechas muito grossas acabam ficando marcadas na raiz do cabelo e denunciam que aquela pessoa tingiu os fios.


Segundo Miyata, para o cabelo ganhar uma luminosidade digna de atriz de novela, existe um truque que só alguns profissionais conhecem.

- As mechas finas de um ou dois tons mais claros do que o próprio cabelo, quando misturadas aos fios naturais, dão profundidade e criam a idéia de volume. Quando o cabelo é médio ou longo e mais desfiado ou repicado, é interessante concentrar um pouco de cor nas pontas, para criar um equilíbrio natural e valorizar o balanço das madeixas.

O cabeleireiro ainda alerta que para a nova cor ficar bonita, só mesmo com um corte que respeite o estilo e o formato do rosto da pessoa.

- Sem um bom corte não tem como a cor ser valorizada, mas isso deve ser avaliado entre o profissional e a cliente.

Atenção também aos cabelos curtinhos, pois eles não podem receber mechas tão fininhas para não ficarem com o aspecto de onça pintada. Outro alerta é em relação às mudanças radicais, como tingir os fios com tons ruivos e acobreados.

- A mulher brasileira precisa tomar certos cuidados com esses tons quentes. Com o verão chegando, existe uma tendência de clarear os fios, mas para pintá-los com a cor vermelha ou cobre é necessário levar em consideração o tom de fundo do cabelo e a cor da pele da pessoa.

Quem pode pintar os fios de tons avermelhados sem medo são as que têm a pele bem branquinha, olhos claros e aquele quê de descendência européia.

- O vermelho e os tons de cobre são os que desbotam mais facilmente, porque têm o pigmento mais artificial. Por isso, o ideal mesmo é que a mulher esteja com o cabelo virgem, pois desse modo o pigmento fixa mais facilmente no fio e dura mais, sem desbotar e ficar cor de água de salsicha.

Uma saída para quem é apaixonada por esses tons é dar pequenos pontos de luz com algumas mechinhas com algum tom ruivo bem próximo ao castanho, se a pessoa for morena, ou ao cobre, se a pessoa for loira.

- Algumas orientais também ficam bem com esses pequenos detalhes de cor.

Se você não gosta de ousar quando o assunto é cabelo, pode investir nos tonalizantes.

- Eles são mais brandos, pois não possuem amônia. Apesar de não terem tanto poder de mudar consideravelmente a cor dos fios, eles podem deixar uma cor mais viva e tiram o aspecto alaranjado e artificial dos cabelos mais claros

Nenhum comentário:

Postar um comentário