sábado, 20 de março de 2010

Agenda capilar


Trabalho, estudo, família, academia, namoro, compras... Ufa! Realmente, vida de mulher não é mole. Na correria dos dias, é comum que algumas coisas fiquem para trás e até aquela visitinha ao salão de beleza seja adiada. Se você é daquelas que está sempre reclamando que o cabelo não está legal ou não tem tempo de tratá-lo, o Bolsa de Mulher montou um calendário para você não esquecer quando deve fazer cada tratamento - seja em casa ou no salão.


Da mesma forma que unhas descascadas dão um aspecto de "desleixo", um cabelo ressecado e com a raiz de outra cor desvaloriza qualquer uma. Manter a periodicidade nos tratamentos não é um capricho e, sim, uma necessidade. Esse tipo de cuidado tende a estabilizar as características dos fios e os deixa mais saudáveis, com brilho e sempre bonitos. O cabelereiro Anysio Estevão, da clínica Più Bella Capelli, o terapeuta capilar Helcio Fiszpan e o hair stylist Wall Freitas, do Studio Jakbell, no Rio, dão as dicas do que você deve fazer com a seguinte freqüência:


- Diariamente

Pentear ou escovar: Quem acredita que escovar os cabelos é só uma questão de estética se engana. Uma boa escovada diária, além de ativar a circulação sanguínea do couro cabeludo, distribui o óleo natural do cabelo, que muitas vezes costuma ficar concentrado na raiz. "Quem não tem tempo para ficar escovando os cabelos diariamente pode optar por uma massagem profunda a cada três meses, o que irá proporcionar a estimulação da corrente sangüínea e a higienização do couro cabeludo", diz Helcio Fiszpan.


Uma boa dica é jogar o cabelo para frente, inclinado-se, e penteá-lo assim durante um ou dois minutos. E dê preferência a um pente de madeira largo ou uma escova do tipo raquete (aquelas que têm cerdas só de um lado). "Isso é importante para ativar a circulação do couro cabeludo", explica o hair stylist Wall Freitas.


Lavar com xampu específico e condicionador: Segundo o cabelereiro Anysio Estevão, quem tem cabelo oleoso deve lavá-lo diariamente com um xampu antirresíduos ou que equilibre o pH dos fios. "Para quem tem cabelos mistos, é bom contar com um antirresíduos de vez em quando e um sem sal", acrescenta.


Já quem tem as madeixas ressecadas deve tomar mais cuidado nas lavagens. O ideal é usar xampu sem sal e condicionador para cabelos secos apenas de dois em dois dias. O antirresíduos deve ser evitado ou usado somente uma vez por mês, para eliminar resíduos de sal, cloro, poluição e cosméticos. Se você faz escova progressiva, jamais o utilize!


Outros produtos: Ainda para as pessoas com cabelos secos, Anysio aconselha a aplicação freqüente de um bom produto sem enxágüe ou leave-in nas pontas.


- Uma vez por semana


Hidratar: Segundo Wall Freitas, a hidratação nos cabelos deve ser semanal, com a realização de nutrição capilar. Esse tipo de hidratação pode ser feito em casa mesmo, com um creme de tratamento que seja adequado às necessidades do seu cabelo e evite a quebra, comum em fios desidratados. Deixe o produto agir por 20 minutos, de preferência com touca térmica. "Quem tem cabelo oleoso deve também fazer uso de um xampu de limpeza profunda, passando depois uma máscara hidratante do meio para as pontas

Nenhum comentário:

Postar um comentário