sábado, 21 de agosto de 2010

Dicas para tratar os fios

ALIMENTAÇÃO É UM FATOR MUITO IMPORTANTE. Procure ingerir alimentos protéicos - como carnes, leite e ovos - e os ricos em vitaminas do complexo B (presentes em cereais integrais, peixes, frutos do mar e vegetais folhosos), pois eles ajudam a nutrir o couro cabeludo.

PROTEJA DO SOL E HIDRATE OS FIOS - Evite passar as mãos nos cabelos constantemente, principalmente se eles forem oleosos, e proteja-os do sol. Use chapéu e mantenha os fios hidratados.

USE SEMPRE XAMPU E CONDICIONADOR ADEQUADO AO SEU TIPO DE CABELO: oleoso, normal, seco ou tingido; não abuse na quantidade e evite colocar o produto diretamente sobre o couro cabeludo. Esfregue-o nos fios e no couro cabeludo, com a ponta dos dedos, nunca com as unhas. Lembrado que o excesso pode provocar irritação, enfraquecimento da raiz, descamação e até queda.

USO DO SECADOR: Antes de usar o secador, retire o excesso de água com uma toalha, apenas espremendo os fios. Depois trabalhe com o secador a uns 15 centímetros dos fios, em temperatura média. Produtos específicos para proteger o cabelo do calor também ajudam evitar que os fios fiquem quebradiços.

SE FOR ALISAR, ATENÇÃO: é fundamental passar por uma consulta antes. Cabelos descoloridos geralmente são mais sensíveis. \"Existem pré-químicos que tratam o cabelo, preparando-o para receber o alisamento\", diz Sonia Nesi, especialista em cabelos.

QUEM OPTAR PELA TINTURA deve usar máscaras capilares para prolongar o efeito da coloração. \"Também podemos contar com condicionadores que ajudam a manter a cor por muito mais tempo\", ensina Rober Borsato.



quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Cuidados com cada cor

CABELOS VERMELHOS:

Os vermelhos requerem cuidados especiais, por estarem mais sujeitos ao desbotamento. Recomenda-se o uso de xampus depositores de pigmentos e tratamentos filmógenos como a plástica, blindagem etc, que têm a propriedade de reter os pigmentos por mais tempo.

Devido à tendência de desbotamento, esse tipo de cabelo deve ser lavado em dias alternados evitando-se a água quente. é importante usar xampus antioxidantes com leave in protetor da cor.

Condicionadores contendo agentes que formam uma película sobre o fio podem aumentar o brilho e ajudar as camadas de cutículas a cobrirem o eixo dos cabelos, dando uma aparência mais lisa. Evite os banhos com água quente, pois ela abre as cutículas. Prefira a temperatura morna ou fria. Lembrando que a água fria ajuda a fechar as cutículas e devolve o brilho

Louros

Os cabelos louros tendem a ser mais ressecados, necessitando uma maior hidratação com máscaras capilares semanalmente. Por sofrerem com o temido "amarelamento", devido à exposição à poluição e a agentes nocivos como cloro e água salgada, os fios precisam de xampus desamareladores, que deixam as madeixas mais bonitas, sem aquele ar de "tintura velha". Glecciano reforça que os cabelos louros e suas variações exigem xampus específicos, sem falar no leave in e no silicone.

Para dar brilho, uma boa dica é utilizar o jato frio do secador ao terminar a escova, Água no último enxágüe também ajuda a ativar o brilho dos fios. Dra Sara lembra acrescenta: "O brilho ocorre devido à luz refletida em uma superfície lisa. Se as cutículas estão abertas, devido às agressões químicas ou ambientais, os fios não retêm água nem proteínas e a superfície deles fica porosa, não refletindo a luz".

Evite ar-condicionado, que deixa o cabelo ressecado e, consequentemente, mais frágil, retirando o brilho natural. Para formar uma barreira de proteção aos fios, aplique apenas algumas gotinhas de silicone, que ajuda também a selar as pontas duplas.

Negros ou castanhos


Levando-se em conta as características dos fios, pode-se dizer que os fios caucasianos, mais escuros, são mais resistentes, pois possuem geralmente diâmetro maior e quantidade extra de camadas cuticulares, o que os torna mais fortes. Os pretos (tingidos) tendem a desbotar com facilidade, portanto devem ser lavados em dias alternados evitando-se a água quente. Extrato de henna ajuda a manter o brilho e dá mais vida à cor.

"As cores escuras camuflam naturalmente certos traços". Por isso, se você quer evidenciar algo, deve pedir ao cabeleireiro que faça mechas mais claras em locais específicos, trabalhando efeitos de luz e sombra.

Opte por xampus antirresíduos uma vez por semana - ele elimina impurezas e os resíduos de produtos cosméticos que se depositam nos fios, diminuindo o brilho. Após a lavagem, enxágue bem para retirar o excesso de xampus e condicionadores.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Mitos e verdades sobre celulite




Quando o assunto é celulite, todo mundo vira cientista: as pessoas têm sempre na ponta da língua uma teoria para explicar os furinhos na pele. Algumas, aparentemente mirabolantes, são verdadeiras. Outras, supostamente científicas, não passam de crendices. Beber bastante água ajuda a eliminar o problema? Só mulheres acima do peso são atingidas? Sucos de fruta são um remédio eficaz? Ficar sentada pode piorar a celulite? Roupas apertadas são um agravante?

Para responder essas e outras questões, consultamos especialistas que vão revelar os 30 mitos e verdades sobre o mais conhecido - e temido! - problema feminino.


Você sabe combater a celulite? Faça o teste!


VERDADE: Beber bastante água é uma arma contra a celulite. Isso é o que dizem os especialistas da Dermage.

MITO: Apenas mulheres acima do peso têm celulite. O problema pode ou não estar associado à obesidade. No entanto, com o aumento do peso, ela aparece mais, já que o aumento das células gordurosas acentua o repuxamento das fibras.

VERDADE: Bebidas com gás podem contribuir para o surgimento da celulite. Para a dermatologista Roberta Bibas, os refrigerantes contêm muito sódio (inclusive os diet) e, por isso, geram retenção de líquido no organismo, o que produz inchaço e colabora para o aparecimento do problema. Mas há quem discorde. O Dr. Marcelo Bellini, da Clínica Corpo em Evidência, explica que o gás carbônico presente na água com gás, que não contém sódio, não provoca celulite. Caso contrário, não se utilizaria a carboxiterapia para tratamento do mal.

MITO: Pior do que está não fica. Quando o acúmulo de gordura ocorre de forma excessiva, pode comprimir vasos sanguíneos e linfáticos levando à formação de edema (inchaço) e fibrose. Nesta situação, a celulite se torna mais grave, formando áreas endurecidas e nodulares. Em alguns casos, ocorre inflamação e dor local.



VERDADE: Drenagem linfática é um bom remédio. O procedimento ajuda a reduzir a quantidade de líquido entre as células e os septos, reduzindo o edema.



MITO: Os cremes anticelulite penetram profundamente na pele. Roberta Bibas esclarece que a celulite é uma alteração subcutânea, localizada abaixo da pele, na camada de gordura, área onde cremes não conseguem penetrar tão profundamente. "O que vemos é uma melhora na textura da pele. O resultado é uma pele mais hidratada e lisinha, mas os furinhos continuam iguais", acredita a dermatologista.



VERDADE: O Velashape ajuda a amenizar o problema. A dermatologista Roberta Bibas reforça que esse é o primeiro aparelho aprovado pelo FDA para tratamento de celulite. Consiste em uma massagem mecânica aliada à radiofrequência, agindo diretamente na flacidez. O aparelho estimula os fibroblastos a produzirem mais colágeno, reduzindo o tamanho dos adipócitos e melhorando o aspecto de casca de laranja.


MITO: O consumo de sal não interfere no aparecimento das depressões. A nutricionista da rede Mundo Verde, Flávia Morais, afirma que um passo importantíssimo para tratar a celulite é reduzir o consumo de sódio, causador de retenção hídrica, que pode agravar o quadro. Portanto, é aconselhável diminuir o consumo de sal, enlatados, alimentos em conservas, embutidos e alimentos industrializados. Trocar o sal comum pelo sal light, que tem 50% menos sódio em sua composição, é outra alternativa. Na hora de preparar os alimentos, devem-se preferir temperos naturais, como orégano, salsa, cebolinha, manjericão e açafrão que, além de mais sabor, possuem também antioxidantes.

VERDADE: O ácido hialurônico é um agente importante no combate à celulite. A dermatologista Eliandre Costa Palermo, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), esclarece que géis como Esthélis e Fortelis, distribuídos no Brasil pela Dermalis, são aplicados nos lugares de irregularidades para preenchimento das depressões da celulite. A aplicação da substância é indicada para inflamação de grau leve a moderado, mas com pequeno número de depressões, mesmo que profundas. Não é recomendado para aquela celulite grau 1, que não forma depressão, nem para a de grau 3, que tem muitas depressões.

MITO: Não adianta fazer esfoliação. Flávia Morais explica que é exatamente o contrário: adianta sim. Para que os cremes de tratamento tenham melhor penetração e efeito, a pele deve ser preparada para recebê-los. Portanto, usar uma bucha vegetal no banho e fazer uma esfoliação uma vez por semana ajuda a reduzir a celulite. Uma dica é misturar farelo de aveia ao azeite de oliva e aplicar na pele, em movimentos suaves e circulares. Essa esfoliação contribuirá para a remoção das células mortas e melhorará a absorção dos cremes de tratamento.