ALIMENTAÇÃO É UM FATOR MUITO IMPORTANTE. Procure ingerir alimentos protéicos - como carnes, leite e ovos - e os ricos em vitaminas do complexo B (presentes em cereais integrais, peixes, frutos do mar e vegetais folhosos), pois eles ajudam a nutrir o couro cabeludo.
PROTEJA DO SOL E HIDRATE OS FIOS - Evite passar as mãos nos cabelos constantemente, principalmente se eles forem oleosos, e proteja-os do sol. Use chapéu e mantenha os fios hidratados.
USE SEMPRE XAMPU E CONDICIONADOR ADEQUADO AO SEU TIPO DE CABELO: oleoso, normal, seco ou tingido; não abuse na quantidade e evite colocar o produto diretamente sobre o couro cabeludo. Esfregue-o nos fios e no couro cabeludo, com a ponta dos dedos, nunca com as unhas. Lembrado que o excesso pode provocar irritação, enfraquecimento da raiz, descamação e até queda.
USO DO SECADOR: Antes de usar o secador, retire o excesso de água com uma toalha, apenas espremendo os fios. Depois trabalhe com o secador a uns 15 centímetros dos fios, em temperatura média. Produtos específicos para proteger o cabelo do calor também ajudam evitar que os fios fiquem quebradiços.
SE FOR ALISAR, ATENÇÃO: é fundamental passar por uma consulta antes. Cabelos descoloridos geralmente são mais sensíveis. \"Existem pré-químicos que tratam o cabelo, preparando-o para receber o alisamento\", diz Sonia Nesi, especialista em cabelos.
QUEM OPTAR PELA TINTURA deve usar máscaras capilares para prolongar o efeito da coloração. \"Também podemos contar com condicionadores que ajudam a manter a cor por muito mais tempo\", ensina Rober Borsato.